EXAMES DE IMAGEM

Densitometria Óssea

A Densitometria por emissão de Raios-x de dupla energia (Dxa) é um método diagnóstico que pode realizar a medida da Densidade Mineral Óssea: Fêmur e Coluna para adultos, corpo total e coluna para crianças com idade inferior a 20 anos.

A Clinoson conta com Equipamento de Densitometria Óssea “fan-beam”, de última geração, Marca GE modelo Lunar Prodigy Advance, capaz de realizar exames rápidos de alta resolução, com excelente precisão e reprodutibilidade, dos diversos segmentos e dentro dos padrões propostos pela ISCD( International Society for Clinical Densitometry/ atualização 2015) e ABRASSO (Associação brasileira de osteo metabolismo). A interpretação e análise dos exames é feita por Médicos Radiologistas especializados em Densitometria óssea pelo Colégio Brasileiro de Radiologia e Associação Médica Brasileira.

Indicações para o exame

O exame de densitometria óssea é indicado para mulheres acima de 65 anos e homens acima de 70 anos. Entretanto, pode ser indicado para mulheres abaixo de 65 anos e homens abaixo de 70 anos que preenchem um dos critérios abaixo:Baixo Peso (Índice de Massa Corporal menor que 18,5 kg/m²).

Fratura Prévia

Medicações que aumentam o risco de osteoporose

Doenças que aumentam o risco de osteoporose

Monitorar osteoporose já diagnosticada

Monitorar tratamento.

O procedimento também tem aplicação em pediatria, para acompanhar o crescimento da criança e do adolescente. Nesse grupo, compara-se a massa óssea do paciente com crianças da mesma idade e não usamos o termo osteoporose como nos adultos.

Duração do exame

O exame completo é, geralmente, concluído em 10 à 15 minutos.

Avaliação da Composição Corporal Tecidual (DXA)

A Avaliação da Composição Corporal por meio da absorciometria de dupla energia (DXA) é considerado o padrão ouro para diagnóstico e avaliação da composição corporal, pois é o único método que avalia os três compartimentos teciduais utilizando baixa radiação,  fornecendo informações por segmentos,  apresentando alta acurácia e reprodutibilidade dos resultados com coeficiente de variação de 1%. Este exame fornece dados referentes ao compartimento muscular, ósseo e gorduroso de cada segmento e do corpo inteiro. É um exame rápido, indolor e tem exposição radiológica mínima. O DXA faz análises transversas do corpo, em intervalos de 1cm da cabeça aos pés, e a partir dos resultados podemos quantificar a massa magra (muscular), massa óssea corporal total, massa livre de gordura, percentual de gordura, percentual de massa muscular e o tecido adiposo visceral.Existem inúmeras aplicações clínicas do estudo da composição corporal, particularmente na Medicina do esporte, nos programas de condicionamento físico, no estudo da obesidade, da anorexia nervosa, no Diabete Mellitus, na reabilitação motora de doenças neuromusculares e nas avaliações e acompanhamentos nutricionais. Outras aplicações do estudo da composição corporal incluem o diagnóstico de Sarcopenia, a monitorização das alterações de massa magra e de gordura esperadas nos pacientes em uso de hormônio de crescimento, corticosteroides, esteroides sexuais e drogas antirretrovirais.A avaliação dos três compartimentos corporais por DXA possibilita a quantificação da composição tecidual por segmentos, como de braços, pernas, tronco e abdome.                                 

 A adiposidade abdominal e especialmente a medida de gordura visceral (VAT) estão relacionados a resistência insulínica, dislipidemia e hipertensão arterial, sendo que quando aumentados representam um risco adicional para doença cardiovascular e diabetes (2,6,8,9).Os valores de referência para a composição corporal dependem de sexo, idade, etnia e atividade física. 

Os atletas necessitam buscar padrões mais restritos de gordura corporal, dependendo da modalidade esportiva e da intensidade de seu treinamento. A análise dos resultados e relatórios são realizados pelo Médico Radiologista com título de especialista em Densitometria pelo Colégio Brasileiro de Radiologia/Associação Médica Brasileira. Os coeficientes de variação (CV%) dos parâmetros avaliados na composição corporal são comparáveis aos obtidos nos exames de densitometria óssea da coluna lombar e fêmur, oferecendo boa reprodutibilidade de resultados. 

Duração:
  • 10 a 15 minutos
Indicações:
  • Fratura Prévia
  • Medicações que aumentam o risco de osteoporose
  • Doenças que aumentam o risco de osteoporose
  • Monitorar osteoporose já diagnosticada
  • Monitorar outros tratamentos
Tipos de exame:
  • Densitometria Óssea
  • Composição Corporal
AGENDE O SEU EXAME

AGENDAMENTO RECEBIDO

Em breve entraremos em contato.
Oops! Something went wrong while submitting the form

Cuidados e preparos para o Exame de Ecodoppler

Não há necessidade de Jejum.

Suspender medicamentos com cálcio 24h antes do exame.

Certificar-se que não realizou nenhum exame com contraste ou de medicina nuclear 7 dias antes do exame.* Evitar comparecer ao exame com roupas íntimas ou acessórios (Piercing) contendo elementos metálicos.

Após a realização do exame é possível retomar normalmente às atividades de rotina.

Agendamento

Agende o seu exame de imagem e confira todas as informações necessárias para sua realização.
AGENDE AGORA

Convênios

Diversas empresas conveniadas para melhor atender você. Confira os convênios com a Clinoson.
conheça os convênios

Resultado Online

Clique abaixo para acessar os resultados dos seus exames de imagem realizados na Clinoson.
acesse seu exame