fDNA Fetal em Sangue Materno

O que é?

Este exame analisa a fração livre de DNA fetal que cruza a placenta e circula no sangue materno. Também é conhecido pela sigla NIPT – non invasive prenatal test/ teste pré-natal não invasivo.

É considerado um teste de rastreamento, assim como o Morfológico de 1° trimestre com Rastreio para Cromossomopatias, porém apresenta uma sensibilidade maior, aproximadamente 99% e um número menor de falsos-negativos, ou seja, é mais preciso. O fDNA fetal não substitui o Rastreamento ecográfico de 1 trimestre, pois durante o exame de ultrassom é feita uma análise da morfologia do feto, juntamente com a análise dos marcadores para cromossomopatias. O fDNA fetal é um exame que soma.

O fDNA fetal também não substitui a biópsia de vilosidades coriônicas ou a amniocentese. Este exame analisa quantitativamente os cromossomas 13, 18, 21, X e Y, mas não a sua estrutura. 

Nos casos em que há um alto risco para cromossomopatias no Rastreamento Ultrassonográfico ou no fDNA fetal, está indicada a realização do teste invasivo, biópsia de vilo corial ou amniocentese, para confirmação diagnóstica.

Quando realizar?

É realizado durante o Pré-Natal para determinar o risco de alguma alteração cromossômica no bebê, como a Síndrome de Down. O exame da fDNA fetal em sangue materno pode ser realizado a partir da 10ª semana.

AGENDE O SEU EXAME

AGENDAMENTO RECEBIDO

Em breve entraremos em contato.
Algo deu errado. Tente novamente!

Agendamento

Agende o seu exame de imagem e confira todas as informações necessárias para sua realização.
AGENDE AGORA

Resultado Online

Clique abaixo para acessar os resultados dos seus exames de imagem realizados na Clinoson.
ACESSE AGORA

Convênios

Diversas empresas conveniadas para melhor atender você. Confira nossos convênios.
conheça os convênios